A medicina veterinária é a ciência encarregada da prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças em animais domésticos e selvagens, além dos animais dedicados à produção de alimentos.
A palavra veterinária vem da palavra Veterinae que em latim se relaciona com besta ou animal de carga. Instalar AQUI
Atualmente, a medicina veterinária também lida com a inspeção e controle sanitário dos alimentos. O profissional que põe em prática esta ciência é chamado de Médico Veterinário.
História da medicina veterinária
Sabe-se que a origem e posterior desenvolvimento da medicina veterinária está fortemente marcada à civilização humana, pois o homem ao realizar o processo de domesticação dos animais para seu benefício teve que enfrentar graves problemas sanitários, reprodutivos e alimentares dos mesmos, o que leva a que criação dessa bela profissão.
As primeiras cidades e estados parecem ter surgir no Oriente Médio, nas regiões que hoje correspondem ao Iraque, Síria e aos países vizinhos.
A agricultura e a pecuária foram as atividades humanas que permitiram que as populações nômades se estabelececem de forma permanente.
Com a domesticação dos primeiros animais de produção (vacas, ovelhas) e de trabalho (cavalos, burros), juntamente com a introdução das primeiras culturas, desaparece a necessidade de estar em deslocamento contínuo em busca de frutos para colher e presas para caçar.
Símbolo ou logotipo da medicina veterinária
O símbolo da medicina veterinária é representado por uma cobra entrelaçada em um bastão e estes dois entre a letra V.
O símbolo é muito semelhante ao da medicina humana, no entanto o da medicina humana é caracterizado por ter duas cobras e algumas asas, enquanto a medicina veterinária tem como característica principal a letra V com a qual inicia o nome da profissão.
O bastão representa autoridade da profissão e o forte apoio dos seus pacientes. De acordo com a mitologia, o bastão foi feito de um ramo de uma árvore, razão pela qual também representa a capacidade de cura das plantas.
A cobra representa a cura e o renascimento, refletindo o fato de que é o réptil que é capaz de se transformar a partir de uma mudança de pele.
Papel do médico veterinário
Entre outras, as funções do médico veterinário são:
- Saúde dos animais domésticos e selvagens.
- Diagnóstico e tratamento de todas as doenças que afetam os animais
- Desempenha um papel importante na agroindústria e no setor pecuário.
- Produção e controle sanitário de alimentos de origem animal, frutas, legumes e cogumelos destinados ao consumo humano.
- Trabalha com programas de saneamento de gado, controle de animais selvagens e de companhia e prevenção de doenças zoonóticas.
O médico veterinário também tem desempenho na medicina humana, pois trabalha na obtenção de soros e vacinas para humanos, trabalhando em conjunto com a medicina humana.
Outras funções importantes dos médicos veterinários são:
- Observação, interpretação e diagnóstico da patologia dos animais
- Monitorar a fabricação e colocação em circulação de produtos alimentares de origem animal destinados ao consumo humano,
- Analisar o comportamento dos animais,
- A investigação e o ensino.
Por que estudar medicina veterinária?
Se ainda está lendo esse artigo é porque está interessado em medicina veterinária. Por isso, aqui estão algumas razões para se dedicar a essa profissão:
1- Se estudar veterinária terá a felicidade de trabalhar com seres muito gratos: se gosta e adora animais.
Você poderá trabalhar não apenas com animais de estimação, mas também com animais de fazenda e até mesmo animais exóticos e dar-lhes os cuidados necessários enquanto eles lhe dão todo o seu afeto.
2- Existem muitas universidades onde você pode estudar em todos os países do mundo para que seja fácil para você aprender sobre medicina veterinária.
3- Grande taxa ocupacional para empregos: A taxa de empregos está acima de 90% devido à alta demanda de veterinários.
4- Variabilidade de áreas de interesse: Os médicos veterinários podem trabalhar com diferentes espécies onde podem se especializar. Eles podem trabalhar em empresas de gado, fazendas de aves, suínos.
Bem como zoológicos e reservas de animais, hipódromos, clínicas ou locais de assistência a animais de estimação. Eles também poderão colaborar com seus conhecimentos em farmácias de medicamentos veterinários, entre outros.
5- Você pode combinar renda econômica com caridade: Eles podem ajudar quem precisa, gerar renda, mas podem se dar ao luxo de fazer a diferença em ajudar muitos animais em situações vulneráveis.
6- Valorizar a natureza e a vida: se você se profissionalizar como veterinário, isso significa que você sente um grande interesse pela vida, biologia e natureza em sua totalidade.
Imune Vermelho aqui