Tudo o que é preciso saber sobre título de eleitor

Saiba como ter o título de eleitor para poder votar esse ano

Armação dos Búzios — RJ, 03 de maio de 2022 — Veja agora tudo o que é preciso saber sobre o título de eleitor, descubra hoje, no Portal G Contei, como tirar o seu, e tenha a garantia de poder dar o seu voto na urna neste ano. Pois, para obter este documento é um processo muito simples, e que pode ser feito diretamente de sua casa, e sem pagar qualquer valor.

Tudo o que é preciso saber sobre título de eleitor

Portanto, veja tudo que é preciso saber para tirar o seu título de eleitor. E poder começar a votar ainda esse ano, nas eleições, e poder participar na construção do Brasil. Ao ajudar a tomar, uma decisão, que pode mudar todo o futuro de um país.

Leia a seguir: 3 erros de cultivo que podem matar suas orquídeas: confira!

Para que serve o título de eleitor?

Tudo o que é preciso saber sobre título de eleitor - Reprodução Canva Pró
Tudo o que é preciso saber sobre título de eleitor – Reprodução Canva Pró

Antes de tudo, é preciso saber o que é o título de eleitor, acontece, que ele é um tipo de passaporte para dentro do campo eleitoral. Com ele, é possível votar, que é um dos maiores direitos que temos como cidadãos do Brasil e por isso é importante te-lo.

Logo, se vêem a questão de quem pode fazer o título de eleitor, pois para se ter o título. Deve ter mais de 16 anos, antes do pleito, esta é a única exigência. Mas entre 18 e 70 anos o título passa a ser obrigatório e quem não vai voltar é necessário pagar uma multa.

Documentos necessários para tirar o título de eleitor

Primeiro, temos os documentos, que são precisos para tirar o título de eleitor. O mais importante, é a carteira de identidade, que vai comprovar que não é outra pessoa. Preste atenção porque a carteira de motorista não é válida para tirar o seu título.

Agora, também é necessário um comprovante de residência, e para isso serve a conta de luz, água, escrituras ou contas de telefone. Mas ele deve ter sido expedido há pelo menos 3 meses.

Logo, os homens que têm de 18 anos até 45 anos, precisam de um comprovante de que o seu serviço militar obrigatório está regularizado. Sem isso, não é possível retirar o seu título de eleitor.

Como saber se há pendências no título de eleitor?

Em seguida, para saber se existem pendências com o título de eleitor, é necessário entrar no site do tribunal da sua região. Nele vai ser possível fazer uma consulta, e vão mostrar as pendências, para regularizar é só entrar no cartório virtual da sua cidade.

Outra forma é utilizar o aplicativo e-titulo, que pode ser baixado nas plataformas de aplicativo tanto para Android quanto para iPhone. Podendo ser feito de forma gratuita.

O que fazer se não puder comparecer para votar?

Por último, se não tiver como ir votar, o mais importante é justificar a sua ausência. Para não sofrer com penalidades, como multas. Dessa forma para justificar é possível entrar no aplicativo e-título e fazer a justificativa. Ou pode ir direto ao cartório eleitoral.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais