Quais os benefícios do ovo para a saúde?

Tenha uma dieta saudável e saborosa apenas adicionando ovo em sua dieta.

Armação dos Búzios — RJ, 6 de maio de 2022Conheça os benefícios do ovo para uma vida mais saudável. Descubra, hoje no Portal G Contei, um pouco mais sobre esse assunto, pois o ovo sempre é alvo de polêmicas, sendo algumas vezes considerado prejudicial e outras, benéfico.

Conheça os benefícios do ovo para a saúde

O ovo é conhecido como um alimento versátil, combina em todas as refeições. Por isso, pode ser consumido desde o café da manhã até o jantar sem repetir a preparo nenhuma vez.

Quando se deve consumir ovo? E quais os benefícios que o consumo oferece para saúde e bem-estar?

São inúmeras as razões de se consumir ovo se seus benefícios para a saúde. Por exemplo, o aumento da massa muscular. Na base alimentar da maioria dos atletas conta com ovos, por conta de sua taxa alta de vitaminas e proteínas.

Contando com uma variedade enorme de nutrientes, o ovo contém a lecitina. Esse nutriente é conhecido pelo controle do colesterol. Ou seja, ele auxilia no funcionamento do intestino, reduzindo a absorção do colesterol ruim no organismo.

O combate a anemia é uma das maiores vantagens de consumir ovos. A presença da vitamina B12 e do ácido fólico ajuda a produção de glóbulos vermelhos que são os responsáveis por carregar o oxigênio pelo corpo.

Aprenda a incluir o ovo na sua refeição aos poucos, veja dicas de receitas

Quais os benefícios do ovo para a saúde? - Fonte Canva Pró
Quais os benefícios do ovo para a saúde? – Fonte Canva Pró

Por conter diversos modos de preparo fáceis, o ovo consumido de várias formas. A maneira mais simples de preparar o ovo cozido, ele colocado com casca na água fervente. Logo após cozinhar por alguns minutos, retire a casca e consuma.

Para preparar ovo mexido, você vai precisar de uma frigideira com óleo quente. Depois de esquentar o óleo por um tempo, tempere os ovos e despeje na frigideira. Mexa com uma colher de pau até cozinhar e ficar na textura que preferir.

A omelete é outra dica saudável e leve, além de ter um preparo rápido. Basta quebrar os ovos em um prato e bater, depois adicione alguns ingredientes, como sal, presunto e queijo. Logo após, ponha a mistura na frigideira com pouco óleo e cozinhe.

A maneira mais polêmica de se consumir ovo é fritando. Apesar de ser fácil, especialistas afirmam que o ovo frito pode ser prejudicial. Quando o óleo atinge uma temperatura alta ele oxida, gerando substâncias tóxicas para a sua saúde.

Quem não deve ingerir o ovo e em que condições

Por fim, são poucas as contraindicações para se consumir ovo. Entretanto, é importante ressaltar para não comer o ovo cru. Um ovo mal cozido pode ser muito prejudicial à sua saúde.

Assim no ovo pode haver salmonela, uma bactéria que causa sintomas de diarreia, vômito e febre. Então tome cuidado também com as condições do ovo, sempre verifique se ele não está estragado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais