Armação dos Búzios – RJ, 18 de maio de 2022, Por Priscila Lívia – A seguir receita pamonha de milho. Descubra hoje, no Portal G Contei, como fazer esse delicioso quitute em sua casa. Sua receita ficará deliciosa e muito nutritiva.
Agora, saiba que para essa pamonha de milho caseira, a dificuldade em seu preparo é média. Por isso, é preciso ter uma certa experiência na cozinha e o tempo de preparo será de 2h.
Receita para realizar uma saborosa Pamonha de Milho
Logo, saiba que essa receita é maravilhosa. E isso se deve ao fato de que ela pode ser feita, tanto com milho-verde, quanto com milho comum. O que consegue facilitar todo o processo, para fazer esse prato.
Leia a seguir:
Ingredientes da receita de pamonha de milho caseira
- Espigas de milho com palha (5 unidades);
- Coco fresco ralado (¼ de xícara);
- Açúcar (1 xícara);
- Sal (1 pitada).
Modo de preparo
Antes de tudo, é preciso fazer a retirada da palha do milho, mas se deve tomar cuidado, pois ela será usada mais tarde. Por isso, não pode ser rasgada, ou danificada. Desse modo após retirar a sua palha, deixe ela num local separado e seguro.
Então, pegue uma panela que seja grande e encha com muita água, e deixe no fogo alto até levantar fervura. Ao estar fervida, mergulhe as suas palhas na água, e retire depois de 1 minuto e coloque numa tigela. Logo após jogue a água fora, e coloque mais água.
Encha novamente a panela com água, coloque ela para ferver, e enquanto isso acontece. Pegue as suas espigas e com um ralador comece a ralar as suas espigas. Coloque essa pasta em uma tigela grande, depois use uma faca para raspar todo o sabugo.
Em seguida, comece a peneirar o milho, e vá amassando com uma colher para fazer a retirada de todo o líquido. Logo após jogue o bagaço fora, e junte o líquido com o coco ralado, agora acrescente o sal, o açúcar e com uma colher comece a misturar até virar um creme.
Montando a pamonha
Agora, pegue duas palhas e coloque sob a sua bancada, uma em frente da outra e com as laterais encaixadas. O que vai lembrar muito um tubo. Amarre uma das extremidades com um barbante, segure esse cone e com um funil vá adicionando o creme.
Depois que estiver cheio, amarre a outra ponta com barbante, e deve deixar um espaço de 3 cm entre a ponta de cima e o recheio para não ter vazamentos. Coloque num prato, e vá repetindo o processo até acabar todo o seu creme.
- Leia Também: Receita de canjica cremosa: dicas e segredos
Por último, coloque a sua pamonha de milho na água fervendo, e deixe ela ali cozinhando por volta de meia hora. Ao passar desse tempo, retire a sua pamonha com uma escumadeira, e espere esfriar para abrir e comer.
Sugestão de acompanhamento e resumo da receita
Agora, para conseguir acompanhar essa pamonha de milho caseira, tem uma bebida que é mais que perfeita. Que é o vinho quente, que com a pamonha deixará a sua refeição com muito mais harmonia, e também pode incluir uma paçoca de colher.
Logo, é possível trocar alguns ingredientes, como o milho que pode ser tanto o verde quanto o milho maduro. E o açúcar pode ser o mascavo, entre outros, ao fazer isso poderá baixar as calorias que podem surgir ao fazer a pamonha. E isso deixa o prato menos pesado.
Tempo de preparo: 120 minutos;
Quantidade: 4 unidades;
Nível de execução: média.