Como calcular a area do retângulo? Dicas de ouro, veja o certo de fazer!

Saiba como fazer o cálculo do retângulo corretamente sem errar!

Nova Mutum – Mt, terça-feira, 7 de junho de 2022, por Paullo Brenner. A área de um retângulo é uma medida do espaço ocupado por uma figura geométrica, é um quadrilátero com dois lados longos de igual medida e os outros dois lados de igual medida.

Seus ângulos internos são 90°, chamados ângulos retos, e sua soma é 360°. Um retângulo é uma figura plana cujas dimensões são convenientes para calcular sua área. A diferença entre esses polígonos é o número de lados (quatro neste caso). Portanto, seus nomes atribuídos e cálculos de área estão diretamente relacionados ao número exato de lados do gráfico.

Veja também! Como fazer raiz cúbica? Conheça esses truques e faça já!

É a medida correspondente ao produto da base pela altura.

A geometria plana consiste em planos com uma forma específica, cuja condição básica é ter pelo menos três lados.

Abaixo estão listadas algumas nomenclaturas para figuras geométricas, de acordo com o número de lados que cada figura possui.

3 lados = triângulo
4 lados = quadrilátero
5 lados = pentágono
6 lados = hexágono
7 faces = heptágono

Para calcular a área de um retângulo, entenda que é um quadrilátero e uma das características de um quadrado, porém, neste caso apenas cada par de lados paralelos tem a mesma medida.

Como calcular a area do retangulo? Dicas de ouro, veja o certo de fazer! - Fonte/Canva
Como calcular a area do retangulo? Dicas de ouro, veja o certo de fazer! – Fonte/Canva

O cálculo de sua área é o produto da altura pela base, e a fórmula é:

a=b.h

Onde:

  • b = base do retângulo
  • h= altura do retângulo

Fórmula da área do retângulo

Como mencionado anteriormente, a área de um retângulo é calculada multiplicando a base pela altura. A aplicação da fórmula pode ser melhor observada a partir do exemplo.

Exemplo 1: dado o retângulo a seguir, a base tem 40 cm de comprimento e a altura 4 cm. Calcule a área do retângulo. Para realizar o cálculo, basta aplicar a fórmula acima:

  • A = b . h A = 40 . 4 –> A = 160 cm²

Portanto, a área do retângulo é de 160 centímetros quadrados.

Exemplo 2: dado ou poderia seguir, a base tem 10 cm de comprimento e a altura 2 cm. Calcule uma área que possa fazer. Para realizar o cálculo, basta aplicar a fórmula acima:

  • A = b . h –> A = 10 . 2 –> A = 20 cm²

Portanto, a área do retângulo é igual a 20 centímetros quadrados.

Exemplo 3: como um retângulo com as seguintes dimensões: base 25 cm, altura 4 cm. Calcula a área dada desta geometria. Para realizar cálculos, aplique fórmulas.

  • A = b . h–> A = 25 . 4 –> A = 100 cm²

Portanto, a área do retângulo é igual a 100 centímetros quadrados.

Passo a passo: como calcular a área de um retângulo, veja como é rápido

Aprender a calcular a área de um retângulo é um dos elementos fundamentais da geometria. A seguir estão regras importantes para identificar esta medida de geometria.

1°: Conhecer a fórmula

Como um dos cálculos matemáticos e estudos de geometria mais simples, a fórmula da área de um retângulo precisa ser conhecida antes de ser aplicada corretamente. Dito isso, para resolver um problema de prática, o primeiro passo é entender os elementos que o compõem, principalmente memorizando-o para uso durante a prova.

A fórmula secreta para se calcular a área de um retângulo é:

A = b . h
A = área
b = base
h = altura

2°: Identifique corretamente os lados do retângulo

Também é necessário identificar as arestas correspondentes do grafo. A borda inferior do retângulo é equivalente à linha horizontal desenhada em sua parte inferior. Altura é uma linha vertical desenhada à esquerda ou à direita. Em geral, os valores foram claramente indicados nos exercícios, facilitando a aplicação das fórmulas.

Terceiro: Observando a unidade de medida

Alguns exercícios medem em metros, enquanto outros medem em centímetros. Ao indicar a resposta, é importante observar essa medida para realizar a correta transformação do valor.

Principalmente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibulares e provas de concursos, é comum as sentenças exigirem respostas em alguma medida. Se uma resposta for dada com um valor inadequado, será considerada incorreta.

4: Verifique as características do retângulo

Como o retângulo é definido como uma figura geométrica com feições planas e composta por 4 lados, sendo dois maiores, a base e os outros 2 menores, as feições geométricas devem ser levadas em consideração para o correto funcionamento no cálculo de sua aplicabilidade de área. Matemática.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais