A maneira correta de fazer horta em casa: saiba com o que começar e jeito certo!

Fórmula secreta de como fazer horta em casa gastando pouco!

Armação dos Búzios – RJ, terça-feira, 31 de maio de 2022, por Priscila Lívia – Quer saber como fazer horta em casa? Então, hoje o Portal Gospel Contei, te mostra em poucos passos como iniciar a sua. E em pouco tempo sua mesa estará repleta de alimentos livres de agrotóxicos.

Primeiramente ter uma horta em casa é uma ótima escolha. Principalmente para quem quer passar um tempo em contato com a natureza, cultivar o próprio alimento e ainda economizar evitando comprar alimentos cultivados com agrotóxicos.

Quais os materiais necessários para começar uma horta em casa gastando pouco?

A maneira correta de fazer horta em casa: saiba com o que começar e jeito certo! - Fonte/Canva
A maneira correta de fazer horta em casa: saiba com o que começar e jeito certo! – Fonte/Canva

Quando pensamos em iniciar uma horta, precisamos juntar as ferramentas básicas. Desse modo entre as que não podem faltar estão as enxadas, pás, tesouras de poda, colheres de transplante, pulverizadores, carrinhos de mão e regadores. Entretanto, tudo depende do tamanho do seu jardim e do que você planeja plantar.

Logo após o uso todas as ferramentas devem ser lavadas e secas. Pois, assim o risco de enferrujar será menor. Prolongando sua vida útil. Você também pode precisar de outras ferramentas, como etiquetas para identificar culturas, telas e arames para jardins cercados, filme plástico ou sombra para cobrir plantas e muito mais.

Veja também: Aprenda de forma rápida e simples a fazer Mocaccino caseiro com chocolate! Faça desse jeito

O ideal é que tudo isso seja planejado, antes de iniciar uma horta para manter os custos baixos, mas nada impede que você compre esses itens durante o plantio. E vá aumentando a suas coleção de ferramentas aos poucos.

Como escolher e montar o espaço para a horta em casa no fundo do quintal?

De modo geral, quando pensamos em como criar uma horta em casa, devemos primeiro escolher o lugar onde será criada. O terreno ou área em questão precisa estar em boas condições de uso.

E ademais o principal é que seja plano, com uma boa incidência de luz solar, protegido de ventos fortes, mas com boa ventilação, que esteja próximo a uma fonte de água que seja limpa para facilitar a irrigação.

Entretanto, este terreno precisa ter uma boa drenagem, pois, o excesso de água pode causar o apodrecimento das raízes. Dessa forma antes do plantio, é necessário remover os empecilhos como formigueiro, grama, pedra, areia e outros detritos, como entulho, lixo, etc.

Planejando o canteiro para sua horta

Antes de começar a montar seu espaço procure fazer um esboço, afinal planejar como vai ser o espaço da sua horta irá ajudar a evitar erros. A largura necessária para uma horta é de geralmente cerca de 90 e 120 cm.

Se for fazer um caminho separando a sua horta ao meio, então reserve de 30 a 50 cm para que pessoas e até mesmo equipamentos possam passam transitar facilmente. No entanto, para plantar procure pesquisar antes o espaçamento necessário recomendado para os vegetais que escolher cultivar.

Hortaliças e verduras que crescem rápido

Caso você tenha a ansiedade de ver sua horta produzindo rapidamente e que sua primeira colheita seja feita em pouco tempo. Então se o espaço reservado para a horta receber pelo menos 4 horas de incidência de luz solar, você pode optar pela hortelã-pimenta, agrião, acelga, chicória, melissa e salsão.

Entretanto, caso o lugar receba luz solar direta ou indiretamente por mais tempo, sendo pelo menos 6 horas por dia, você conseguirá cultivar alecrim, coentro, cebolinha, manjericão, orégano, hortelã e salsa.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais