Nova Mutum, 1 de agosto de 2022, por Paullo Brenner – Após quase uma década de reformas, o santuário que abriga os restos mortais do Mestre Aleijadinho será reaberto ao público em Ouro Preto.
Após 9 anos de trabalho de restauração, o trabalho meticuloso que exigiu muito esforço foi finalmente concluído. A Matriz Nossa Senhora da Conceição é uma das referências para a arquitetura e história de Ouro Preto.
Desse modo, originalmente construída no século XVIII, a igreja foi projetada e construída entre 1727 e 1746 por Manoel Francisco Lisboa, pai do arquiteto e mestre de obras Aleijadinho.
Portanto, é um dos maiores altares de Ouro Preto e, em termos de tamanho e luxo, há muitos detalhes em seu interior: os oito altares laterais receberão dezenas de imagens de diferentes tamanhos, em madeira dourada e colorida, do século XVIII, mas também a correção mais recente. Ficou curioso? Veja mais detalhes agora mesmo lendo abaixo.
Leia mais: Depois de abandonar o funk, Perlla retorna para à igreja; confira
“Quando você acha que a peça vai estar toda perdida, você encontra ela toda integra, é uma emoção muito grande para gente e para comunidade também”, conta o restaurador Rafael Mendes Pinto.
Confira tudo sobre o santuário de Aleijadinho
Assim, as imagens não fazem parte do projeto de restauração, que recebeu financiamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ademais, a comunidade de Ouro Preto também foi mobilizada.
Nós criamos uma campanha intitulada Apadrinhe uma Imagem. A população abraçou, com muito afinco a ideia, e hoje já estamos também no final da restauração das 23 imagens que compõe a imaginária do santuário e que ficam nos 8 altares laterais e no altar mor aqui da nossa matriz santuário”, conta o padre Edmar José da Silva.
Além disso, uma imagem em tamanho natural de Nossa Senhora da Conceição já está no altar-mor. A reabertura da Igreja Nossa Senhora da Conceição é de grande importância histórica e, além de todas as obras de arte que servem de decoração, há os túmulos do Mestre Manoel Francisco Lisboa e seu filho Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Sendo assim, seu túmulo está sob o piso de madeira.
Por fim, um museu dedicado ao escultor barroco também existe e reabrirá. A obra de Aleijadinho foi levada para outras igrejas e retornará à igreja paroquial de Nossa Senhora da Conceição. Reabrir uma igreja é abrir novamente as portas da história.
Continue lendo: Karina Bacchi se batiza nas águas em uma igreja de São Paulo; confira
Esta restauração, ela traz a beleza original dos século 18, que é o enriquecimento do douramento, a beleza dos altares, a riqueza das artes que apareceram aqui, a pintura do forro da capela da sacristia, quer dizer, o enriquecimento artístico aqui é muito grande”, explica o historiador José Efigênio Pinto Coelho
E então? O que achou das informações acerca de Aleijadinho? Você imaginava uma cultura tão rica por trás desse fato? Comente o que achou e não esqueça de mandar para os amigos as novidades! Gb Whats v13 primário
Gb Whatsa v13 secundário